AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9255Palavras-chave:
aulas remotas, avaliação da aprendizagem, ensino fundamental, covid-19Resumo
Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.
Downloads
Referências
ALVES, José Matias; CABRAL, Ilídia. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia. 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/334564624.pdf. Acesso em: 06 abr. 2023.
ANDRADE, Natália Avilla. Como avaliar os alunos do ensino fundamental durante o período de ensino remoto. Educar e Evoluir, São Paulo, v.1, n.3, p. 7-12, 2021. Disponível em: http://www.novageracaoeducacional.com.br/wp/wp-content/uploads/2021/01/Educar-e-Evoluir-numero-3.pdf#page=7. Acesso em: 06 abr. 2023.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Potencialidades da avaliação Formativa e Somativa. Revista Eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 15-15, 2018. Disponível em: https://shp.icu/J8WZ. Acesso em: 06 abr. 2023.
AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 19, p. 487-507, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/GVKXmvt8nrpmCkGk7dGH5Rv/. Acesso em: 06 abr. 2023.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 06 abr. 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA, Daiane Martins; BOTH, Ivo José; DA SILVA FRAJUCA, Mariana Gonçalves. Avaliação: processo mediador de aprendizagem. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 16, n. 39, p. 1245-1259, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2153. Acesso em: 06 abr. 2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006.
BOTH, Ivo José. Avaliação da aprendizagem, sim! Prova para quê? Revista Intersaberes, Curitiba, v. 7, n. 13, p. 67-80, 2012. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/250. Acesso em: 06 abr. 2023.
BOTH, Ivo José; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Interferência pedagógica na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância com o uso de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 807-821, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9924. Acesso em: 06 abr. 2023.
BOTH, Ivo José et al. Em tempos de pandemia sanitária ou não, avaliação patrocina orientação ímpar à aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 78457-78479, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34116/0. Acesso em: 06 abr. 2023.
BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Resolução nº 466, de 2012. Brasília: MS, 2012. Disponível em: https://shp.icu/pM5A. Acesso em: 06 abr. 2023.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. [online], p. 1-15, 2020. Disponível em https://shp.icu/gK9Z. Acesso em: 06 abr. 2023.
DANTAS DA SILVA, Erica; COSTA, Maria da Conceição; MOREIRA DE SOUZA CORRÊA, Adriana. Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades. Devir Educação, Lavras, v. 5, p. 267-289, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/510. Acesso em: 06 abr. 2023.
DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da Aprendizagem: a necessidade de uma visão mais ampla. Educação e Seleção, São Paulo, n. 15, p. 5-14, 1987.
ENGUE, Maíra Aparecida Souza; FREITAS, Edilene Aparecida Simão. A avaliação da aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Revista Científico Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, Itapeva, n. 2. novembro, 2020. ISSN. 1806-6933. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/DafCwfpmO3muEzn_2020-12-11-19-51-32.pdf. Acesso em: 06 abr. 2023.
ESTEBAN, Maria Tereza. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6 ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
ESTEBAN, Maria Tereza. Escola, currículo e avaliação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FERNANDES, Domingos. Avaliação Formativa. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. 2020. Disponível em: https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021- Acesso em: 06 abr. 2023.
FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio-Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 13, n. 1, 2021. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UESB-1_9fec3df4696ebd690b50d772b87b04b7. Acesso em: 06 abr. 2023.
FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva et al. A avaliação formativa no ensino remoto: algumas reflexões acerca da ação docente. Interação, Curitiba, v. 21, n. 1, p. 38-46, 2021.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe n. 1: Educação escolar em tempos de pandemia. São Paulo: FCC; Unesco, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em: 04 abr. 2022.
GARCIA, Joe; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. EccoS–Revista Científica, São Paulo, n. 55, p. 18870, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18870/0. Acesso em: 06 abr. 2023.
GATTI, Bernardete A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 27, p. 97-114, jan./jun., 2003. Disponível em: https://shp.icu/UPsC. Acesso em: 06 abr. 2023.
HAYDT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1995.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, p. 51-9, 1994.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. Anais do XIII Congresso Internacional De Tecnologia Na Educação, Atlas XII Congresso [online]. Set., 2015. p. 1-7. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/index.html.Acesso em: 06 abr. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua. Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019. IBGE, 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30522-internet-chega-a-88-1-dos-estudantes-mas-4-1-milhoes-da-rede-publica-nao-tinham-acesso-em-2019. Acesso em: 22 mar. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora. 2017.
LIMA, Márcia Maria Nogueira; PINHEIRO, Maria Neilza Lima Vieira; ABREU, Silvia Leticia Martins de. Os desafios da avaliação formativa no ensino remoto das escolas públicas do município de Quixadá, Ceará. Revista Educação e Ensino, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 72-84, fev. 2021. Disponível em: http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/99. Acesso em: 06 abr. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005. 115 p.
LUCKESI, Cipriano Carlo. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Eusébio André. Feedback. Texto de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.2020. Disponível em: https://shp.icu/0cJ4. Acesso em: 06 abr. 2023.
MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso – NEMO, Maringá, v.4, n. 2, p. 149- 171, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114753. Acesso em: 06 abr. 2023.
MARQUES, Ronualdo. O professor em trabalho remoto no contexto da pandemia da covid-19. Boletim De Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 06-14, mar. 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/271. Acesso em: 06 abr. 2023.
MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: Revista de Educação, Inovação, Investigação em Educação, Portugal, v. 2, n. 2, p. 49- 65. 2010. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/24. Acesso em: 06 abr. 2023.
MORALES, Pedro. Relação professor-aluno. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 06 abr. 2023.
MOURA, Juliana da Silva et al. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 19, n. 40, p. 01-17, 2019. Disponível em: https://revistasdigitais.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1242. Acesso em: 06 abr. 2023.
NÓVOA, António. Formação de professores em tempo de pandemia. In: INSTITUTO IUNGO. Webconferência Prof. António Nóvoa. Youtube, 23 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM. Acesso em: 06 abr. 2023.
OLIMPIO, Nágila Lira Amorim et al. Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência no ciclo de alfabetização. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. e021024, 2021. Disponível em: https://shp.icu/BTPU. Acesso em: 06 abr. 2023.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PINTO, Victoria Beatriz Costa. Práticas avaliativas do 1º ano do ensino fundamental da escola de educação básica da UFPB no ensino remoto. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21911. Acesso em: 06 abr. 2023.
PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v. 18, p. 278-300, 2020. Disponível em https://shp.icu/uxMQ. Acesso em: 06 abr. 2023.
QUEIROZ-NETO, José Pinheiro de et al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e08463-e08463, 2022.
SANTOS, Aleide Macedo da Cruz. Atividades escolares: instrumentos/procedimentos avaliativos em meio a pandemia do Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32693. Acesso em: 06 abr. 2023.
SILVINO, Maria Vanderley. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais durante o ensino remoto: um olhar para o município de Pedra Branca – PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Itaporanga – PB. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20289. Acesso em: 06 abr. 2023.
SOUZA, Adriana da Silva, et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975/4231. Acesso em: 06 abr. 2023.
STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, ago. 2020. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43180. Acesso em: 06 abr. 2023.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 159-179, 2006. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3283. Acesso em: 06 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniella Gualberto Neves, Regilson Maciel Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND