AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS DESSE PROCESSO DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9255

Palavras-chave:

aulas remotas, avaliação da aprendizagem, ensino fundamental, covid-19

Resumo

Em função da pandemia de covid-19, noticiada no início de 2020, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado para possibilitar a continuidade dos estudos. Logo, a educação se deparou com vários obstáculos, inclusive, ter que avaliar a aprendizagem remotamente. Assim sendo, este estudo teve como objetivo compreender os desafios de avaliar a aprendizagem vividos por 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola pública municipal no Sul de Minas Gerais. Como método, propôs-se a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso e os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, causou incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com os alunos e suas famílias.

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Biografia do Autor

Daniella Gualberto Neves, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Psicóloga, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO