A EDUCAÇÃO INFANTIL NO DF E A INTERSECCIONALIDADE EM GÊNERO E RAÇA: UM OLHAR PARA O CADERNO "O BRINCAR COMO DIREITO DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS"
a look at the booklet 'Playing as the right of babies and children'
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9589Palavras-chave:
educação para diversidade, educação da primeira infância, direitos das criançasResumo
O artigo tem como objetivo investigar como o debate sobre as questões étnicos-raciais e de gênero, com base em uma abordagem interseccional, tem sido proposto na Educação Infantil do Distrito Federal, a partir do caderno guia O brincar como direito dos bebês e das crianças, elaborado pela Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A pesquisa toma como base Estudos Sociais da Infância e autores decoloniais. Para a investigação do material, foi utilizado a análise documental dentro de uma abordagem qualitativa (Lüdke; André, 2018), procurando identificar elementos sobre o debate de gênero e raça, nas ações propostas no caderno. A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo descrita pela Bardin (2011). Os resultados indicaram que o caderno aborda e propõe atividades de valorização à diversidade racial e de gênero, tornando-se instrumento de formação continuada importante para os professores da SEEDF.
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