A EDUCAÇÃO INFANTIL NO DF E A INTERSECCIONALIDADE EM GÊNERO E RAÇA: UM OLHAR PARA O CADERNO "O BRINCAR COMO DIREITO DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS"

a look at the booklet 'Playing as the right of babies and children'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9589

Palavras-chave:

educação para diversidade, educação da primeira infância, direitos das crianças

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar como o debate sobre as questões étnicos-raciais e de gênero, com base em uma abordagem interseccional, tem sido proposto na Educação Infantil do Distrito Federal, a partir do caderno guia O brincar como direito dos bebês e das crianças, elaborado pela Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A pesquisa toma como base Estudos Sociais da Infância e autores decoloniais. Para a investigação do material, foi utilizado a análise documental dentro de uma abordagem qualitativa (Lüdke; André, 2018), procurando identificar elementos sobre o debate de gênero e raça, nas ações propostas no caderno. A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo descrita pela Bardin (2011). Os resultados indicaram que o caderno aborda e propõe atividades de valorização à diversidade racial e de gênero, tornando-se instrumento de formação continuada importante para os professores da SEEDF.

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Biografia do Autor

Thamara Maria Lima Serpa, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação. Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal – Brasil

Etienne Baldez , Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal – Brasil

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO