PROCESSOS FORMATIVOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9687Palavras-chave:
atividade orientadora de ensino, situação desencadeadora de aprendizagem, nexos conceituais, educação infantilResumo
Resumo (até 150 palavras)
Este texto demonstra uma investigação sobre como ocorrem os processos formativos dos sujeitos que atuam na Educação Infantil, à luz da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de uma revisão de literatura do tipo integrativa. Os descritores foram “Atividade Orientadora de Ensino”, “matemática” e o operador boleano AND. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, adotando filtro temporal entre 2019 e 2023. Após a definição e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, três dissertações de mestrado foram selecionadas, analisadas, categorizadas e interpretadas. Concluiu-se que os processos formativos dos sujeitos das atividades de ensino e aprendizagem da Educação Infantil, à luz da AOE, ocorrem por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA). Os professores desenvolvem ações de ensino intencionalmente organizadas para desencadear a apropriação de nexos conceituais pelas crianças, ao realizarem ações de aprendizagem.
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