PROCESSOS FORMATIVOS À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9687

Palavras-chave:

atividade orientadora de ensino, situação desencadeadora de aprendizagem, nexos conceituais, educação infantil

Resumo

Resumo (até 150 palavras)

Este texto demonstra uma investigação sobre como ocorrem os processos formativos dos sujeitos que atuam na Educação Infantil, à luz da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de uma revisão de literatura do tipo integrativa. Os descritores foram “Atividade Orientadora de Ensino”, “matemática” e o operador boleano AND. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, adotando filtro temporal entre 2019 e 2023. Após a definição e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, três dissertações de mestrado foram selecionadas, analisadas, categorizadas e interpretadas. Concluiu-se que os processos formativos dos sujeitos das atividades de ensino e aprendizagem da Educação Infantil, à luz da AOE, ocorrem por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA). Os professores desenvolvem ações de ensino intencionalmente organizadas para desencadear a apropriação de nexos conceituais pelas crianças, ao realizarem ações de aprendizagem.

 

Downloads

Biografia do Autor

Denise Medeiros da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestranda em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

 Mestre e Doutora em Educação pela UFPR, Licenciatura em Matemática. Professora e pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina-  UNISUL. 

Ediseia Suethe Faust Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL. Supervisora de Gestão de Pessoas na coordenadoria Regional de Educação de Braço do Norte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Giovana de Bettio Fausto Izidoro, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestranda em Educação e Graduada em Geografia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É professora de Geografia no Município de Capivari de Baixo. 

Referências

ANDRADE, Juliana Ribeiro. Práticas lúdicas e a organização do ensino de matemática: movimento dos sentidos na formação docente. [Dissertação] Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2020.

BINSFELD, Carine Daiana. Matemática e infância: o jogo na organização do ensino. [Dissertação] Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, 2019.

CARVALHO, Agda Malheiro Ferraz de. Psicologia sócio-histórica e formação continuada de professores em serviço: revisão integrativa de estudos de 2005 a 2020. [Tese] Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

DAVIDOV, Vasily V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVYDOV, Vasily V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. Ed. Havana: Pueblo y Educación, 1982.

DAVYDOV, Vasily V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, New York, v. 30, n. 9, p. 3-83, set.1988.

GEPAPe. Atividade orientadora de ensino e contribuição para a educação escolar (Coleção biblioteca psicopedagógica e didática). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047676

GUIMARÃES, Gabriela Guerreiro. Formação de nexos conceituais do número na educação infantil. [Dissertação] Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. Universidade Federal de São Carlos, 2020.

KRAMM, Daniele de Lima. Políticas de formação de professores da educação básica no Brasil. [Tese] Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

KRASILCHIK, Myriam; NICOLAU, Marieta L. M.; CURY, Maria C. O programa de educação continuada (PEC) na avaliação de seus alunos. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 169-180, 2008.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 2004.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 83–104, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1630. Acesso em: 25 jun. 2024.

MOURA, Manoel O. A construção do signo numérico em situações de ensino. [Tese] Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

MOURA, Manoel O. (Coord.) Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino. Oficina Pedagógica de Matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.

MOURA, Manoel O. et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010, p.81-109.

MOURA, Manoel O; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 24, p. e19817, 2019. DOI: 10.26512/lc.v24i0.19817. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19817. Acesso em: 21 jun. 2024.

OLIVEIRA, Natália M; PANOSSIAN, Maia Lúcia. Relações entre “situação desencadeadora” e “problema desencadeador”. In: Seminário de Extensão e Inovação, 10., Curitiba, 2020. Anais... Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

ROSA, Josélia E.; NÓBREGA, Juliana N; MIGUEIS, Marlene R. Organização do ensino que possibilita a revelação da gênese do conceito de fração em nível teórico. Poiésis, v.16, n.30, p.443-463, jul-dez, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/16497. Acesso em: 15 jun. 2024.

SOUSA, Maria do Carmo. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 4, p. 40-68, 23 maio 2018.

VOSGERAU, Dilmeire S. R.; ROMANOWSKI, Joana P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan. /abr. 2014.

Downloads

Publicado

2025-04-16