APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS PARA EQUIDADE NA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9794

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem Colaborativa, Funções

Resumo

Nas últimas décadas, a atualização das práticas de ensino em matemática tem priorizado atividades colaborativas e desafiadoras, visando a inclusão e o engajamento dos alunos. Este estudo investiga como essas estratégias podem facilitar a compreensão de relações e funções na educação básica. A revisão da literatura destaca que a eficácia dessas abordagens está ligada à capacidade do professor em incentivar a reflexão crítica e o trabalho em grupo, fortalecendo a comunicação entre os estudantes. Os achados demonstram que a incorporação de tecnologias digitais não só aumenta o envolvimento dos alunos, mas também melhora a compreensão dos conceitos matemáticos, alinhando-se com a ODS 4, que busca promover uma educação inclusiva e equitativa. Assim, a implementação de metodologias interativas é essencial para ajudar os alunos a superarem as dificuldades de abstração, tornando o aprendizado mais acessível e relevante para suas vidas cotidianas.

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Biografia do Autor

Vanessa Corrêa da Silva, UNITAU - Universidade de Taubaté

Estudante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau).

Kátia Celina da Silva Richetto, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutora em Engenharia de Materiais pela EEL/USP, Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau)

Willian Jose Ferreira, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutor em Geofísica Espacial. Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau)

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Publicado

2025-04-16