APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE FUNÇÕES: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS PARA EQUIDADE NA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9794Palavras-chave:
Educação Matemática, Aprendizagem Colaborativa, FunçõesResumo
Nas últimas décadas, a atualização das práticas de ensino em matemática tem priorizado atividades colaborativas e desafiadoras, visando a inclusão e o engajamento dos alunos. Este estudo investiga como essas estratégias podem facilitar a compreensão de relações e funções na educação básica. A revisão da literatura destaca que a eficácia dessas abordagens está ligada à capacidade do professor em incentivar a reflexão crítica e o trabalho em grupo, fortalecendo a comunicação entre os estudantes. Os achados demonstram que a incorporação de tecnologias digitais não só aumenta o envolvimento dos alunos, mas também melhora a compreensão dos conceitos matemáticos, alinhando-se com a ODS 4, que busca promover uma educação inclusiva e equitativa. Assim, a implementação de metodologias interativas é essencial para ajudar os alunos a superarem as dificuldades de abstração, tornando o aprendizado mais acessível e relevante para suas vidas cotidianas.
Downloads
Referências
ARAUJO, Angelica Francisca de; e BORRALHO, António Manuel Águas. Mapeamento e reflexões sobre pesquisas brasileiras com o tema comunicação matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 14, Número 32, p.97-117.
BENEDITO, Leandro André Barrada e BERNARDES, Aline. Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática Sociedade Brasileira de História da Matemática - ANO 5, N. 2, 2019.
BOALER, Jo. (2017). Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Penso Editora.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação - MEC, 600p., 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CASULA, Mattia; RANGARAJAN, Nandhini; SHIELDS, Patricia. The potential of working hypotheses for deductive exploratory research. Quality & Quantity, v. 55, n. 5, p. 1703-1725, 2021.
COHEN, Elisabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o Trabalho em Grupo: estratégias para a sala de aula heterogênea. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
CRESPO, Sandra; HARPER, Francis K. Learning to pose collaborative mathematics problems with secondary prospective teachers. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 101430, 2020.
FAVERI, Dinorá Baldo de; KROETZ, Marilei; VALENTIM, Ilda. Educação financeira para crianças. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 7, p. 10899-10909, 2023.
EVANGELISTA, Gabriel Santos; ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo e DAMASCENA, Joseleide da Silva. Elaboração de jogos matemáticos: o caso do jogo batalha naval de funções. Número Especial – I Encontro Cearense de Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 23, 918 – 932, 2021
FEITOZA, Weddington Galindo; MEDEIROS, Elthon John Rodrigues; MEDEIROS, Stella Regina Rodrigues; MEDEIROS JR., Raimundo Nonato e LOURENÇO, Emanuel Gomes (2020). Geogebra: Recurso visual e cinestésico no ensino de funções. Holos, Ano 36, v.5, e9911, 2020.
FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; VEIGA, Susana Aparecida da.; MOURA RIBEIRO, Maria Tereza de; GOUVEA, Erica Josiane. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil. Concilium, v. 23, n. 17, p. 663-677, 2023.
GIBBONS, Lynsey K.; COBB, Paul. Focusing on teacher learning opportunities to identify potentially productive coaching activities. Journal of teacher education, v. 68, n. 4, p. 411-425, 2017.
HIEBERT, James; GROUWS, Douglas A. The effects of classroom mathematics teaching on students’ learning. Second handbook of research on mathematics teaching and learning, v. 1, n. 1, p. 371-404, 2007.
HUANCA, Roger Ruben Huaman; SILVA, Ananias Félix da. Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais. Revista de Educação Matemática (REMat), São Paulo (SP), v.19, n.01, p. 01-21, 2022.
JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational researcher, v. 38, n. 5, p. 365-379, 2009.
LOTAN, Rachel A. Equitable classrooms. In: Unequals: The power of status and expectations in our social lives. Oxford: Oxford University Press, p. 178-200, 2022.
FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2007.
PINHEIRO, Marcus Túlio de Freitas; MAGALHÃES, André Ricardo e SILVA, Karine Socorro Pugas da. O uso do GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas? Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 78-96, mai./ago. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2ª Ed., 275p., 2013.
RICHETTO, Kátia Celina da Silva; FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Marco Rogério da Silva; SILVA, Messias Borges. Neurociência e educação: panorama das pesquisas com índice ≥ 5 na Base de Dados Scopus. Caminhos em Linguística Aplicada, v.30, n.2, p. 300-323. 2024.
SANTOS, Jonata Souza dos; HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Trigonometria para o ensino fundamental e médio com a utilização das tecnologias digitais. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 13 - n. 28 - mai./ago. 2018.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos de uma nova reforma. Revista Harvard Educacional. (1987).
SILVA, Rodrigo Sychocki; PINTO, Shéridan dos Reis. Da ação à construção: uma experiência com smartphone e trabalho cooperativo no ensino de funções afins no Ensino Fundamental. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 143-161, outubro/2020.
SILVA, Rodrigo Sychocki; PINTO, Shéridan dos Reis (2020). Um experimento didático sobre funções no ensino fundamental à luz da educação matemática crítica. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, 15(3), 501-516.
SILVA, Tânia Patrícia Silva e; e MACEDO, Maria José Herculano. GeoGebra e Teoria de Ausubel: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno. Revista Devir Educação, Lavras, vol.6, n.1, e-554, 2022.
TARDIF, Maurício. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
YABIKU, Kátia Regina; BERNARDO, Eric Pizzini; NETO, Ulisses Alves Maciel. O ensino da modelagem matemática na Educação Básica: um estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 77544-77553, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Corrêa da Silva, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian Jose Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND