EDUCAÇÃO E SAÚDE: O JOGO NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9856

Palavras-chave:

jogos, educação alimentar, educação infantil, educação e saúde

Resumo

Este estudo investiga o uso de um jogo como ferramenta pedagógica para promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na educação infantil. O objetivo foi avaliar como metodologias lúdicas podem estimular o aprendizado sobre alimentação saudável de maneira interativa e inclusiva. A pesquisa envolveu uma atividade com um jogo educativo adaptado sobre nutrição, aplicada a 11 crianças de 5 anos. Os resultados indicaram que o uso do jogo aumentou o engajamento e facilitou a compreensão dos conceitos nutricionais, promovendo também a cooperação e o desenvolvimento social entre os alunos. A inclusão de crianças com TEA foi bem-sucedida, graças ao suporte personalizado. Concluiu-se que o jogo é uma estratégia eficaz para a promoção de hábitos saudáveis, sendo uma abordagem pedagógica inclusiva e dinâmica.

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Biografia do Autor

Bianca de Lima Maia, Universidade Unigranrio

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio AFYA- Unigranrio. Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias. RJ

Artur Antônio Melo de Lira Brandt, Universidade Unigranrio

Doutor em Biologia Computacional e Sistemas pela Fundação Oswaldo Cruz, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense.  Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na Universidade do Grande Rio AFYA- Unigranrio. RJ. 

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Publicado

2025-04-16