EDUCAÇÃO E SAÚDE: O JOGO NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9856Palavras-chave:
jogos, educação alimentar, educação infantil, educação e saúdeResumo
Este estudo investiga o uso de um jogo como ferramenta pedagógica para promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na educação infantil. O objetivo foi avaliar como metodologias lúdicas podem estimular o aprendizado sobre alimentação saudável de maneira interativa e inclusiva. A pesquisa envolveu uma atividade com um jogo educativo adaptado sobre nutrição, aplicada a 11 crianças de 5 anos. Os resultados indicaram que o uso do jogo aumentou o engajamento e facilitou a compreensão dos conceitos nutricionais, promovendo também a cooperação e o desenvolvimento social entre os alunos. A inclusão de crianças com TEA foi bem-sucedida, graças ao suporte personalizado. Concluiu-se que o jogo é uma estratégia eficaz para a promoção de hábitos saudáveis, sendo uma abordagem pedagógica inclusiva e dinâmica.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BACICH L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acessado em: 02 nov 2024.
CORSINO,Patrícia. Educação infantil: cotidiano e políticas. Coleção Educação Contemporânea). Campinas: Autores Associados, 2012.
COSTA, E. DE Q.; RIBEIRO, V. M. B.; RIBEIRO, E. C. DE O. Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. Revista de Nutrição, v. 14, n. 3, p. 225–229, set. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/XSL8XfGRSM38tjXc7CH3GHs/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 01 nov 2024.
DAVANÇO, G. M.; TADDEI, J. A. DE A. C.; GAGLIANONE, C. P.. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Revista de Nutrição, v. 17, n. 2, p. 177–184, abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/7H8fnTp3ZDYhtnzT5dJ5NJM/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 03 nov 2024.
FNDE. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Brasília: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2013. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acessado em: 02 nov 2024.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação São Paulo: Cortez, 2008.
MAGALHÃES, H. H. S. R.; PORTE, L. H. M. Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional. Ciência & Educação. 2019. (Bauru), 25(1), 131–144. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010009. Acessado em: 04 nov 2024.
MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
RAZUCK, R. C. S. R.; FONTES, Priscila Galdino; RAZUCK, Fernando Barcellos. A Influência do professor nos Hábitos Alimentares. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 7, p. 1-9, 2011. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0048-2.pdf. Acessado em: 04 nov 2024.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca de Lima Maia, Artur Antônio Melo de Lira Brandt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND