OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) EM PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE CARNES E DERIVADOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20238506Palavras-chave:
Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade, Responsabilildade social Corporativa, Stakeholders, ODS, Indústria AlimentíciaResumo
A presente pesquisa aborda a Responsabilidade Social Corporativa na Indústria Alimentícia de Carnes e Derivados por meio de análise sobre os reflexos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e das demandas dos stakeholders em projetos de natureza socioambiental. A pesquisa é classificada como exploratória e de abordagem qualitativa. Foram analisadas as quatro indústrias alimentícias que se encontravam classificadas no Novo Mercado, pela Bolsa Brasil Balcão (B3), a bolsa de valores de São Paulo. Foi realizada análise de conteúdo da etapa documental da pesquisa e das respostas obtidas dos gestores participantes. Pode-se concluir a existência de diversas ações de responsabilidade social dessas indústrias no período observado (2016 a 2020), muitas delas relacionadas aos ODS, sendo contemplados alguns dos stakeholders por elas identificados. Constata-se que os ODS estão sendo parcialmente considerados pelas empresas estudadas, podendo ser mais enfatizados, assim como o fortalecimento no relacionamento com os stakeholders.
Downloads
Referências
AKREMI, A. et al. How do Employees Perceive Corporate Responsability? Development and Validation of a Multidimensional Corporate Stakeholders Responsability Scale. Journal of Management, v. 44, n. 2, p. 619-657, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0149206315569311?casa_token=AkV-XupLtxoAAAAA:b1_8TY97ZtdeP77cFbFMcdQGhfbI872_8iMFCBx2zsJhVV10jc5RXqMk3K433_Rz3RwYIwzXhkwf . Acesso em 23 abr. 2020.
BOESSO, G.; KUMAR, K.; MICHELON, G. Descriptive, instrumental and strategic approaches to corporate social responsibility. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 26, n. 3, p. 399-422, 2013. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/emeaaajpp/v_3a26_3ay_3a2013_3ai_3a3_3ap_3a399-422.htm . Acesso em: 22 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/09513571311311874
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Editora Porto, 2003.
BONNAFOUS-BOUCHER, M.; RENDTORFF, J. D. Stakeholder theory: A model for strategic management. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-44356-0, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-44356-0
BUNDY, J.; SHROPSHIRE, C.; BUCHHOLTZ, A. Strategic cognition and issue salience: Toward an explanation of firm responsiveness to stakeholder concerns. Academy of Management Review, v. 38, n. 3, p. 352-376, 2013. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43700495 . Acesso em 06 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2011.0179
CARROLL, A. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/257850?seq=1 . Acesso em 17 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1979.4498296
CARROLL, A. The pyramid of corporate social responsibility: Toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, v. 34, n. 4, p. 39-48, 1991. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/eeebushor/v_3a34_3ay_3a1991_3ai_3a4_3ap_3a39-48.htm . Acesso em 17 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/0007-6813(91)90005-G
CLARKSON, M. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporate social performance. The Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 92-117, 1995. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1995.9503271994
CORRÊA, D. A. et al. Inovação, sustentabilidade e responsabilidade social: análise da experiência de uma empresa e equipamentos pesados. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 4, n. 3, p. 90-105, 2010. Disponível em: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/330 . Acesso em 13 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i3.330
DAVIS, K. The Case for and against Business Assumption of Social Responsibilities. Academy of Management Journal, v. 16, n. 2, p. 312-322, 1973. DOI: https://doi.org/10.5465/255331
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: Concepts, evidence, and implications. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 65-91, 1995. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1995.9503271992
EISENHART, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385
EISENHART, K. M.; GRAEBNER, M. Theory Building from Cases: Opportunities and Challenges. Academy of Management Journal, v. 50, n. 1, p. 25-32, 2007. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160888
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012.
FASSIN, Y. A dynamic perspective in Freeman’s stakeholder model. Journal of Business Ethics, v. 96, n. 1, p. 39-49, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29789754 . Acesso em jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-011-0942-6
FREEMAN, R, E. Strategic management: a stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984.
FREEMAN, R, E. Divergent stakeholder theory. Academy of Management Review, v. 4, n. 2, p. 233-236, 1999. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1999.1893932
GARRIGA, E.; MELÉ, D. Corporate Social Responsability Theories: Mapping the Territory. Journal of Business Ethics, v. 5, n. 2, p. 51-71, 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25123282 . Acesso em 25 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1023/B:BUSI.0000039399.90587.34
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GODFREY, P. C.; HATCH, N. W. Researching corporate social responsibility: An agenda for the 21st century. Journal of Business Ethics, v. 70, n. 1, p. 87-98, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-006-9080-y
HUSTED, B. W.; ALLEN, D. B. Toward a model of corporate social strategy formulation. In: Proceedings of the Social Issues in Management Division at Academy of Management Conference. Washington, United States of America, 2001.
HUSTED, B. W.; SALAZAR, J. J. Taking Friedman seriously: Maximizing profits and social performance. Journal of Management Studies, v. 43, n. 1, p. 75-91, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2006.00583.x
IMB – INSTITUTO MAURO BORGES DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Goiás. 2020. Disponível em: http://imb.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=145 .
JAMALI, D. A stakeholder approach to corporate social responsibility: A fresh perspective into theory and practice. Journal of Business Ethics, v. 82, n. 1, p. 213-231, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-007-9572-4
LANTOS, G. P. The boundaries of strategic corporate social responsibility. Journal of Consumer Marketing, v. 18, n. 7, p. 595-630, 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/07363760110410281
LOPES, M. M. C. A Importância dos Stakeholders na Responsabilidade Social Empresarial Estratégica. Tese (Doutorado em Marketing) – Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE – IUL, Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral. Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/10038/1/Tese_Out_2015_Final_Juri.pdf . Acesso em 18 fev. 2019.
MAON, F.; LINDGREEN, A.; SWAEN, V. Organizational stages and cultural phases: A critical review and a consolidative model of corporate social responsibility development. International Journal of Management Reviews, v. 12, n. 1, p. 20-38, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2009.00278.x
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis: A Sourcebook of New Methods. California; SAGE publications Inc. London, 1984.
MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. The Academy of Management Review, v. 43, n. 4, p. 853-886, 1997. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1997.9711022105
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Resolução adotada na Assembleia Geral de 25 de setembro de 2015. Disponível em: https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_70_1_E.pdf . Acesso em 14 fev. 2019.
PARMAR, B.; FREEMAN, R. E.; HARRISON, J. W. A.; PURNELLL, L.; COLLE, S. Stakeholder theory: The state of the art. Nova York: Cambridge University Press. 2010. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511815768
PEREIRA, R. S. Desenvolvimento sustentável como responsabilidade social das empresas: um enfoque ambiental. São Paulo: Lorosae, 2002.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, v. 84, n. 12, p. 78-92, 2006. Disponível em: https://hbr.org/2006/12/strategy-and-society-the-link-between-competitive-advantage-and-corporate-social-responsibility . Acesso em: 29 jan. 2020.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Creating shared value. Harvard Business Review, v. 89, n. 2, p. 62-77, 2011.Disponível em: https://hbr.org/2011/01/the-big-idea-creating-shared-value . Acesso em: 29 jan. 2020.
POST, J.; PRESTON, L.; SACHS, S. Managing the extended enterprise: The new stakeholder view. California Management Review, v. 45, n. 1, p. 6-28, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2307/41166151?casa_token=k390wU02gggAAAAA:LdYg-aMTsT4sXpUNUVqS6Au0d7l98B390xlR926M5Rwd9HaNvBjW_Gmbzqt0BtjdSsRg205X5-12 .
SCHWARTZ, M. S.; CARROLL, A. B. Corporate Social Responsibility: A Three-Domain Approach. Business Ethics Quarterly, v. 13, n. 4, p. 503-530, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3857969 . Acesso em 16 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5840/beq200313435
SILVA, P. M. M.; CASTRO, A. B. C.; ROCHA, H. K. L. F.; EL-AOUAR, W. A. E.; CÂMARA JÚNIOR, S. L. Responsabilidade ambiental corporativa: um panorama das publicações internacionais para a identificação de temáticas emergentes. Gestão & Regionalidade, v. 36, n. 109, p. 176-194, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/5820 . Acesso em 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5820
WEBER, J.; MARLEY, K. A. In search of stakeholder salience: exploring corporate social and sustainability reports. Business & Society, v. 51, n. 4, p. 626- 649, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0007650309353061?casa_token=gCqPY7_PewUAAAAA:jpKPp5AwiP1HrVOfh-wBt-t9rYPa9tDqNK0dE_OZBqzsFVjIdHVQtFWwrV3kufpwlAxCKWVpL0Hb . Acesso em 08 jun. 2020.
WOOD, D. J. Corporate social performance revisited. Academy of Management Review, v. 6, n. 4, p. 691-718, 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/258977?seq=1 . Acesso em 11 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1991.4279616
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucivone Maria Peres de Castelo Branco Branco, Raquel da Silva Pereira, Paulo Mendes, Cícero Marcelo Bezerra dos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).