MARKET CONSTRUCTION: A STUDY ON NOTEBOOK MARKET FOR LOW INCOME POPULATION

Authors

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (USP)
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Juliana Medeiros Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637

Abstract

This study aims to investigate how markets are constructed from the perspective of market-making literature, specifically focusing on the market practices – represented by exchange, normative and representational practices – and on the relationship between organizations and market – represented by the co-creation value of both agents. The market of notebooks for low-income customers was chosen as empirical cutting. Data collection was performed in loco with consumers, retailers and manufacturers, by survey interview as well as websites and stores observation. The results show that the market formatting happens in commercial street poles, due to the concentration of shops and high flow of people, and the main co-created value by these agents is the payment deadline. Furthermore, the paper contributes with a theoretical and empirical research using the literature of market-making, still early in the marketing area.

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Author Biographies

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing, editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV-SP), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro da Academy of Marketing (UK), coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil. Desde janeiro de 2010 publica o blog Cultura e Consumo: http://culturaeconsumo.blogspot.com

Juliana Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM - UFPR), Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalhou na Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá nos seguintes cargos: Consultora, Diretora de Marketing e Conselheira. É professora do departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de conhecimento de Marketing e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo e Market-Making.

Published

2015-06-01

How to Cite

Nogami, V. K. da C., Vieira, F. G. D., & Medeiros, J. (2015). MARKET CONSTRUCTION: A STUDY ON NOTEBOOK MARKET FOR LOW INCOME POPULATION. Gestão & Regionalidade, 31(93). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637