The expansion of credit in Brazil: a tool for socioeconomic development

Authors

  • Gabriel de Andrade Ivo Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Diogo Batista de Freitas Cruz Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Flavia Braga Chinelato Doutoranda em Administração, mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Una, Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Fabrício Ziviani Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração Pública – Gestão da Informação pela Escola de Governo Fundação João Pinheiro, professor adjunto do mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC, Belo Horizonte (MG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.3357

Abstract

The Brazilian credit market has long suffered from macroeconomic instability and high inflation. However, since inflation was controlled and the implementation of the Real Plan in 1994, the amount of credit extended to households increased substantially. The objective of this study is to evaluate the evolution of credit in Brazil in recent times, showing how the policies adopted by the government influenced household consumption. In recent years, economic growth has been underpinned in consumption, mainly by the economic and social policies adopted. This allowed greater access to goods and services, but lower interest in investment and savings accounts, which directly impacts the development and performance of economic activity. These surveys are analyzed with others contained in the article, corroborating the argument of credit expansion and the main contributions and needs for future studies and monitoring, based on the work line which studies institutional variables.

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Author Biographies

Gabriel de Andrade Ivo, Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte (MG), Brasil

Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, - Pós-graduação em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduação em Economia, PUC Minas. Graduação em Medicina Veterinária, PUC Minas

Diogo Batista de Freitas Cruz, Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Belo Horizonte (MG), Brasil

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador na pós-graduação (Lato-Sensu) dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 10 (dez) anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos

Flavia Braga Chinelato, Doutoranda em Administração, mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Una, Belo Horizonte (MG), Brasil

Doutoranda em Administração, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Sócia-proprietária da empresa Atus Negócios Internacionais e Consultoria. Professora de curso de extensão presencial e a distância (EAD). Profissional certificada pelo Instituto Cervantes (Espanha) no ano de 2009 com espanhol nível Superior. Experiência na área de Comércio Internacional, gestão de projeto de exportação de ferramentas manuais e café gourmet, com diversas participações em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais com Argentina, Canadá, África do Sul entre outros. Articulista sobre temas de marketing, logística e comércio exterior.

Fabrício Ziviani, Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração Pública – Gestão da Informação pela Escola de Governo Fundação João Pinheiro, professor adjunto do mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC, Belo Horizonte (MG), Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Published

2016-06-03

How to Cite

Ivo, G. de A., Cruz, D. B. de F., Chinelato, F. B., & Ziviani, F. (2016). The expansion of credit in Brazil: a tool for socioeconomic development. Gestão & Regionalidade, 32(95). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.3357