A expansão do crédito no Brasil: uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico

Autores

  • Gabriel de Andrade Ivo Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Diogo Batista de Freitas Cruz Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Flavia Braga Chinelato Doutoranda em Administração, mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Una, Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Fabrício Ziviani Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração Pública – Gestão da Informação pela Escola de Governo Fundação João Pinheiro, professor adjunto do mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC, Belo Horizonte (MG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.3357

Resumo

O mercado de crédito brasileiro sofre há tempos com a instabilidade macroeconômica e da alta inflação. Porém, desde que a inflação foi controlada e com a implantação do Plano Real em 1994, a quantidade de crédito concedido às famílias aumentou substancialmente. O objetivo deste trabalho é avaliar a evolução do crédito no Brasil, no período recente, mostrando como as políticas adotadas pelo governo influenciaram o consumo das famílias. Nos últimos anos, o crescimento da economia esteve calcado no consumo, principalmente, pelas políticas econômicas e sociais adotadas. Isso permitiu maior acesso a produtos e serviços, porém, menor preocupação com investimento e poupança, impactando diretamente o desenvolvimento e desempenho da atividade econômica. Esses levantamentos são analisados com os demais contidos no artigo, corroborando com o argumento de expansão creditícia e as principais contribuições e necessidades para estudos e acompanhamentos futuros, com base na corrente de trabalhos que estudam as variáveis institucionais.

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Biografia do Autor

Gabriel de Andrade Ivo, Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte (MG), Brasil

Professor e coordenador de cursos de pós-graduação, MBA em Finanças Corporativas e Controladoria, - Pós-graduação em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduação em Economia, PUC Minas. Graduação em Medicina Veterinária, PUC Minas

Diogo Batista de Freitas Cruz, Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Belo Horizonte (MG), Brasil

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador na pós-graduação (Lato-Sensu) dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 10 (dez) anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos

Flavia Braga Chinelato, Doutoranda em Administração, mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Una, Belo Horizonte (MG), Brasil

Doutoranda em Administração, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Logística e Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Sócia-proprietária da empresa Atus Negócios Internacionais e Consultoria. Professora de curso de extensão presencial e a distância (EAD). Profissional certificada pelo Instituto Cervantes (Espanha) no ano de 2009 com espanhol nível Superior. Experiência na área de Comércio Internacional, gestão de projeto de exportação de ferramentas manuais e café gourmet, com diversas participações em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais com Argentina, Canadá, África do Sul entre outros. Articulista sobre temas de marketing, logística e comércio exterior.

Fabrício Ziviani, Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Administração Pública – Gestão da Informação pela Escola de Governo Fundação João Pinheiro, professor adjunto do mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC, Belo Horizonte (MG), Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Ivo, G. de A., Cruz, D. B. de F., Chinelato, F. B., & Ziviani, F. (2016). A expansão do crédito no Brasil: uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico. Gestão & Regionalidade, 32(95). https://doi.org/10.13037/gr.vol32n95.3357