GESTÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE UMA CIDADE VERDE
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4532Abstract
Este artigo problematiza o espaço urbano a partir da construção do ideal de uma cidade verde localizada no estado do Paraná. A investigação foi dividida em dois momentos. Na parte teórica, é apresentado um breve panorama histórico das primeiras décadas de colonização e desenvolvimento do norte do estado do Paraná, destacando o planejamento da cidade estudada e suas principais características. Versa também sobre os primeiros ensaios da imagem de uma cidade verde e os efeitos subjetivos sobre a população. Na parte empírica, são apresentados os fragmentos de entrevistas realizadas com três profissionais ligados à gestão urbana e ambiental da cidade. Como resultado, constatou-se que o ideal de cidade verde, disseminado pelas campanhas publicitárias, não foi suficiente para implicar a população com os desafios advindos do crescimento. A conclusão parcial desta pesquisa destaca a importância de um diálogo interdisciplinar que possibilite à área de gestão transitar por uma perspectiva problematizadora.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Nicole Cerci Mostagi, Sonia Regina Vargas Mansano (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).