GESTÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE UMA CIDADE VERDE

Autores

  • Nicole Cerci Mostagi Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4532

Resumo

Este artigo problematiza o espaço urbano a partir da construção do ideal de uma cidade verde localizada no estado do Paraná. A investigação foi dividida em dois momentos. Na parte teórica, é apresentado um breve panorama histórico das primeiras décadas de colonização e desenvolvimento do norte do estado do Paraná, destacando o planejamento da cidade estudada e suas principais características. Versa também sobre os primeiros ensaios da imagem de uma cidade verde e os efeitos subjetivos sobre a população. Na parte empírica, são apresentados os fragmentos de entrevistas realizadas com três profissionais ligados à gestão urbana e ambiental da cidade. Como resultado, constatou-se que o ideal de cidade verde, disseminado pelas campanhas publicitárias, não foi suficiente para implicar a população com os desafios advindos do crescimento. A conclusão parcial desta pesquisa destaca a importância de um diálogo interdisciplinar que possibilite à área de gestão transitar por uma perspectiva problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Cerci Mostagi, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Mostagi, N. C., & Mansano, S. R. V. (2019). GESTÃO URBANA E SUSTENTABILIDADE: A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE UMA CIDADE VERDE. Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4532