TEORIA DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA E DESIGUALDADE DE RENDA: evidências para a Região do Grande ABC (2000-2010)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5717

Keywords:

Complexidade econômica, Desigualdade de renda, Região do Grande ABC

Abstract

Alguns estudos sugerem que o nível de complexidade econômica de um local está associado à desigualdade de sua renda. O objetivo deste artigo é avaliar a alteração na complexidade econômica na RGABC e se esta dinâmica tem relação com as variações na desigualdade de renda no período de 2000 a 2010. Para isso, são avaliados conjuntamente índices de desigualdade (o coeficiente de Gini e índice de Palma) e de complexidade (ECI) dos municípios. Não é possível apontar uma redução da desigualdade de renda na região uma vez que os municípios mostram efeitos heterogêneos. Já quanto à complexidade, houve aumento de categorias de produtos exportados com vantagem comparativa revelada (RCA) em quatro dos sete municípios com aumento da complexidade econômica em três deles. Analisando conjuntamente, apenas Diadema, mostra comportamento diretamente alinhado ao esperado pela teoria: aumento na complexidade produtiva (aumento no ECI) e redução na desigualdade (redução do coeficiente de Gini).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eloiza Regina Ferreira de Almeida, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento.

Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento.

Veneziano de Castro Araujo, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Departamento de Economia.

Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Departamento de Economia.

Published

2020-05-07

How to Cite

Ferreira de Almeida, E. R., & Araujo, V. de C. (2020). TEORIA DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA E DESIGUALDADE DE RENDA: evidências para a Região do Grande ABC (2000-2010). Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5717