TEORIA DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA E DESIGUALDADE DE RENDA: evidências para a Região do Grande ABC (2000-2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5717

Palavras-chave:

Complexidade econômica, Desigualdade de renda, Região do Grande ABC

Resumo

Alguns estudos sugerem que o nível de complexidade econômica de um local está associado à desigualdade de sua renda. O objetivo deste artigo é avaliar a alteração na complexidade econômica na RGABC e se esta dinâmica tem relação com as variações na desigualdade de renda no período de 2000 a 2010. Para isso, são avaliados conjuntamente índices de desigualdade (o coeficiente de Gini e índice de Palma) e de complexidade (ECI) dos municípios. Não é possível apontar uma redução da desigualdade de renda na região uma vez que os municípios mostram efeitos heterogêneos. Já quanto à complexidade, houve aumento de categorias de produtos exportados com vantagem comparativa revelada (RCA) em quatro dos sete municípios com aumento da complexidade econômica em três deles. Analisando conjuntamente, apenas Diadema, mostra comportamento diretamente alinhado ao esperado pela teoria: aumento na complexidade produtiva (aumento no ECI) e redução na desigualdade (redução do coeficiente de Gini).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Regina Ferreira de Almeida, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento.

Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento.

Veneziano de Castro Araujo, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Departamento de Economia.

Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil – Departamento de Economia.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Ferreira de Almeida, E. R., & Araujo, V. de C. (2020). TEORIA DA COMPLEXIDADE ECONÔMICA E DESIGUALDADE DE RENDA: evidências para a Região do Grande ABC (2000-2010). Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5717