A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS ESPONTÂNEOS NA VISÃO DE CONSUMIDORES E VAREJISTAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5751Abstract
O agrupamento de lojas espontâneo, conhecido como cluster comercial espontâneo, tem se apresentado como tendência em grandes centros comerciais ou ruas de grande movimento. O presente estudo buscou analisar a atratividade de três clusters comerciais espontâneos de automóveis da cidade de São Paulo, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, com questionário estruturado a 104 consumidores e 104 varejistas, permitindo comparar as diferentes visões. Os resultados indicaram que a atratividade apresentou forte correlação entre as intenções de compra e venda nos clusters comerciais espontâneos pesquisados. Em relação ao marketing mix, verificou-se que há convergência na visão de consumidores e varejistas sobre a importância dos fatores de atratividade: apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção. A observância desses resultados pode trazer úteis contribuições para a competição entre clusters comerciais espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns nos negócios, notadamente nos países em desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).