A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS ESPONTÂNEOS NA VISÃO DE CONSUMIDORES E VAREJISTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5751

Resumen

O agrupamento de lojas espontâneo, conhecido como cluster comercial espontâneo, tem se apresentado como tendência em grandes centros comerciais ou ruas de grande movimento. O presente estudo buscou analisar a atratividade de três clusters comerciais espontâneos de automóveis da cidade de São Paulo, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, com questionário estruturado a 104 consumidores e 104 varejistas, permitindo comparar as diferentes visões. Os resultados indicaram que a atratividade apresentou forte correlação entre as intenções de compra e venda nos clusters comerciais espontâneos pesquisados. Em relação ao marketing mix, verificou-se que há convergência na visão de consumidores e varejistas sobre a importância dos fatores de atratividade: apresentação, pessoal e serviços, mix de produtos e promoção. A observância desses resultados pode trazer úteis contribuições para a competição entre clusters comerciais espontâneos, que se apresentam como formas de organização cada vez mais comuns nos negócios, notadamente nos países em desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Marco Aurélio Sanches Fittipaldi, Centro Paual Souza/FATEC - Itaquaquecetuba

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, mestre em Administração, especialista em finanças e marketing e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados.

Denis Donaire, USCS

Graduação em Ciências Econômicas e Administrativas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André (1967), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Fittipaldi, M. A. S., & Donaire, D. (2020). A ATRATIVIDADE NO VAREJO EM CLUSTERS COMERCIAIS ESPONTÂNEOS NA VISÃO DE CONSUMIDORES E VAREJISTAS. Gestão & Regionalidade, 36(109). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.5751