A Dinâmica das Ações Cotidianas Articuladas pelos Coordenadores e Diretores na Implementação da Estratégia.

Autores

  • Andressa Thaís Schwingel Instituto Federal Catarinense
  • Paula Guadanhim Generoso Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB - RS
  • Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda Instituto Federal Catarinense - SC

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1858

Resumo

O objetivo do estudo é analisar como ocorre o processo de implementação da estratégia, considerando como os estrategistas desenvolvem as ações estratégicas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Foi adotada metodologia qualitativa por meio do estudo de caso. A seleção do caso foi de forma intencional e por conveniência (organização complexa). As técnicas de coleta de dados foram entrevistas, análise documental e observação direta. A análise dos dados foi por meio de análise narrativa e técnica pattern matching. A dinâmica das ações cotidianas e seus reflexos evidenciam como o coordenador e diretores fazem a estratégia acontecer caracterizando o resultado estratégico, alcançando os objetivos e metas organizacionais. Os resultados evidenciaram a implementação da estratégia por meio da participação ativa dos praticantes, decorrente do envolvimento de diversos atores que possuem comportamentos, características e visões diferentes no processo analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Thaís Schwingel, Instituto Federal Catarinense

Psicóloga do quadro efetivo do Instituto Federal Catarinense, com formação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004) e especialista em Gestão de Negócios. É mestranda em Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é Coordenadora administrativa do Campus Avançado de Ibirama.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Schwingel, A. T., Generoso, P. G., & Lavarda, R. A. B. (2012). A Dinâmica das Ações Cotidianas Articuladas pelos Coordenadores e Diretores na Implementação da Estratégia. Gestão & Regionalidade, 28(84). https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1858