Teoria Do Comportamento Planejado: Uma Aplicação No Mercado Educacional Superior

Autores/as

  • Erika Camila Buzo Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Belmiro do Nascimento João Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2292

Resumen

O presente trabalho busca apresentar a Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen e verificar se seu modelo de estudo das atitudes pode contribuir para explicar as escolhas dos alunos de graduação por determinada marca educacional. Foram aplicadas uma pesquisa não-estruturada com os gestores da Instituição de Ensino Superior - IES Alfa e com alunos ingressantes. Apenas nove variáveis possuíam correlações estatisticamente significativas, permitindo identificar seu comprometimento para com o curso, a faculdade, preço, marca e a grande influência familiar em detrimento à propaganda em suas atitudes. Verificou-se que os componentes de maior relevância para os alunos, diferem dos componentes apontados pela gestão administrativa da IES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erika Camila Buzo Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutoranda e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Especialização em Marketing pela Universidade Paulista e Especialização em Psicopedagogia pela Uniararas. Atualmente é Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, docente responsável pelas disciplinas de Marketing no curso de Administração de Empresas e apoio docente na modalidade à distância pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - FHO I Uniararas. É Diretora de Treinamentos da Aluá Eventos e Treinamentos. Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching.

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (Mestrado e Doutorado) e o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia de marketing, comportamento do consumidor, estratégia competitiva e gestão de marcas.

Belmiro do Nascimento João, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Pós Doutorado em Estratégia pela FEA/USP. Doutor em Comunicação e Semiótica (Tecnologias de Informação) pela PUC/SP (1998). Mestre em Administração pela PUC/SP. Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie. É Professor Titular na PUC/SP. Ex-Professor da EAESP/FGV, IBMEC/SP (Atual Insper) e Universidade Católica de Santos. Pesquisador e Professor-Visitante da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão - Itália). Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP (Mestrado e Doutorado - Gestão 2013/2015). Publicou +49 artigos em periódicos nacionais e estrangeiros (Inglês, Espanhol, Galego e Português) sendo diversos destes de alto impacto (Qualis-CAPES/SciELO/SCOPUS/JCR/EBSCO). Tem 570 Pontos no Qualis de Administração (Julho/2013) no Triênio 2010-2012 (840 no Quinquênio 2008-2012). Publicou mais de 90 trabalhos completos em anais de eventos nacionais e estrangeiros (Português, Espanhol e Inglês). Possui Livros e Capítulos de livros publicados em editoras de ponta (PEARSON, THOMSON, CENGAGE). Consultor técnico em EAD. Participou de eventos no exterior (EUA, Argentina, Chile, Itália e Espanha) e mais de 50 no Brasil. Orientou mais de 40 dissertações/teses de Mestrado/Doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e TCC na área de Administração. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena grupo de pesquisa em Negócios Internacionais e linha de pesquisa em Analítica de Negócios (Big Data, Machine Learning). Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Negócios Internacionais, Gestão do Conhecimento e Métodos Quantitativos. Possui ampla experiência profissional como Analista, Especialista e Gerente de Sistemas de Informação em empresas líderes, nacionais (Bradesco e Pão de Açúcar) e internacional (Citibank) além de atuar como consultor em Sistemas de Informação. É o revisor das últimas 3 edições brasileiras do livro do Laudon & Laudon (PEARSON Prentice-Hall). Em suas atividades profissionais interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos normalmente como primeiro autor. Consultor ad-hoc do CNPq, SciELO, CEE-SP e INEP. Membro da "Academy of International Business" (AIB) e Membro Fundador do Capítulo América Latina da AIB

Publicado

2014-04-29

Cómo citar

Buzo Martins, E. C., Serralvo, F. A., & João, B. do N. (2014). Teoria Do Comportamento Planejado: Uma Aplicação No Mercado Educacional Superior. Gestão & Regionalidade, 30(88). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2292