A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil

Autores/as

  • Carlos Marcelo Ardigó Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Fabricia Durieux Zucco Univali/Furb
  • Marco Aurélio Petrelli UNIVALI/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669

Resumen

A filosofia de marketing, retratada na orientação para o mercado (OPM), ao longo das duas últimas décadas se consolidou como um importante tema de pesquisa na área de gestão. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a OPM e a vocação econômica local. Inicialmente a pesquisa indicou que o construto global da OPM atingiu validade interna significante. Evidências positivas, porém fracas indicam que um maior nível de OPM influencia positivamente nos resultados financeiros. Porém, os resultados sugerem que a vocação turística superior, presente nas cidades componentes de uma das amostras não refletiu em maior nível de OPM.

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Biografía del autor/a

Carlos Marcelo Ardigó, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e dos cursos de Graduação em Administração e Publicidade e Propaganda da Univali

Fabricia Durieux Zucco, Univali/Furb

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Univali – Professora do Departamento de Comunicação da Furb

Marco Aurélio Petrelli, UNIVALI/UFSC

Doutorando do  Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC e professor dos cursos de Design da Univali

Publicado

2014-12-15

Cómo citar

Ardigó, C. M., Zucco, F. D., & Petrelli, M. A. (2014). A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669