A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil

Autores

  • Carlos Marcelo Ardigó Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Fabricia Durieux Zucco Univali/Furb
  • Marco Aurélio Petrelli UNIVALI/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669

Resumo

A filosofia de marketing, retratada na orientação para o mercado (OPM), ao longo das duas últimas décadas se consolidou como um importante tema de pesquisa na área de gestão. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a OPM e a vocação econômica local. Inicialmente a pesquisa indicou que o construto global da OPM atingiu validade interna significante. Evidências positivas, porém fracas indicam que um maior nível de OPM influencia positivamente nos resultados financeiros. Porém, os resultados sugerem que a vocação turística superior, presente nas cidades componentes de uma das amostras não refletiu em maior nível de OPM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Marcelo Ardigó, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e dos cursos de Graduação em Administração e Publicidade e Propaganda da Univali

Fabricia Durieux Zucco, Univali/Furb

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Univali – Professora do Departamento de Comunicação da Furb

Marco Aurélio Petrelli, UNIVALI/UFSC

Doutorando do  Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC e professor dos cursos de Design da Univali

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Ardigó, C. M., Zucco, F. D., & Petrelli, M. A. (2014). A vocação econômica local como antecedente à orientação para o mercado: um estudo comparativo entre localidades do litoral sul do Brasil. Gestão & Regionalidade, 30(90). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2669