DISTÂNCIA CULTURAL E EXPATRIAÇÃO JAPONESA NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.3843Resumen
A designação de pessoas para atuarem nas subsidiárias estrangeiras das empresas multinacionais é influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos às organizações. O estudo teve como objetivo analisar a relação entre a distância cultural e a estratégia de expatriação das empresas multinacionais japonesas na América Latina. Realizou-se estudo quantitativo por meio de dados secundários obtidos a partir de análises da base de dados Japanese overseas investments by country. Foram analisados os anos de 2006 a 2012, tratando-se, portanto, de estudo longitudinal. O tratamento dos dados foi feito por meio de regressão múltipla. Constatou-se que há relação inversa e significante entre expatriação e distância cultural e relação direta e significante entre expatriação e indústria da subsidiária e tamanho da subsidiária. Concluiu-se que as empresas multinacionais consideram a distância cultural na decisão de expatriação, expatriando mais quanto menor a distância cultural entre os países.
Palavras-chave: Estratégia de expatriação; distância cultural; subsidiárias estrangeiras; Japão; América Latina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).