ABANDONO E ATRASO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4173Resumen
O objetivo central deste artigo é realizar uma análise da distribuição e correlação espacial da proporção tanto de adolescentes que abandonaram os estudos quanto de adolescentes estudantes em situação de atraso escolar, com alguns indicadores socioeconômicos dos municípios da região Sul do Brasil. Para tanto, fez-se uso da Análise Estatística de Dados Espaciais. Os resultados mostraram que os indicadores sociais e econômicos afetam o abandono e o atraso escolar, a partir de um efeito vizinhança significativo. Entendeu-se, assim, que a decisão final dos adolescentes e de suas respectivas famílias, com relação à permanência na escola e à dedicação aos estudos, sofre a influência de um conjunto de fatores econômicos e sociais encadeados entre si. Concluiu-se, assim, que ações voltadas para estimular o nível de emprego e a atividade econômica, de modo especial, nas regiões em que os indicadores se apresentaram negativos, contribuem para estimular o nível educacional dos adolescentes.
Palavras-chave: Abandono e atraso escolar; indicadores socioeconômicos; análise espacial; municípios da região Sul.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).