ABANDONO E ATRASO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Rosangela Maria Pontili Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jefferson Andrônio Ramundo Staduto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jonas da Silva Henrique Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4173

Resumo

O objetivo central deste artigo é realizar uma análise da distribuição e correlação espacial da proporção tanto de adolescen­tes que abandonaram os estudos quanto de adolescentes estudantes em situação de atraso escolar, com alguns indicadores socioeconômicos dos municípios da região Sul do Brasil. Para tanto, fez-se uso da Análise Estatística de Dados Espaciais. Os resultados mostraram que os indicadores sociais e econômicos afetam o abandono e o atraso escolar, a partir de um efeito vizinhança significativo. Entendeu-se, assim, que a decisão final dos adolescentes e de suas respectivas famílias, com relação à permanência na escola e à dedicação aos estudos, sofre a influência de um conjunto de fatores econômicos e sociais encadeados entre si. Concluiu-se, assim, que ações voltadas para estimular o nível de emprego e a atividade econô­mica, de modo especial, nas regiões em que os indicadores se apresentaram negativos, contribuem para estimular o nível educacional dos adolescentes.

Palavras-chave: Abandono e atraso escolar; indicadores socioeconômicos; análise espacial; municípios da região Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Maria Pontili, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel (PR), Brasil.

Jefferson Andrônio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do curso de Ciências Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo (PR), Brasil.

Jonas da Silva Henrique, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Como Citar

Pontili, R. M., Staduto, J. A. R., & Henrique, J. da S. (2018). ABANDONO E ATRASO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL. Gestão & Regionalidade, 34(101). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.4173