INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Katarina Chaves Lacerda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • André Gustavo Carvalho Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220

Palabras clave:

Inovação, Baixa renda, Disrupção, Estratégia, Desenvolvimento de produto

Resumen

O objetivo desse artigo é analisar como têm sido desenvolvidas inovações em produtos para consumidores na base da pirâmide no contexto brasileiro. Para isso, foi adotada a estratégia de estudo de casos múltiplos em três empresas de diferentes setores. Evidenciou-se que as empresas pesquisadas utilizam o modelo sequencial de estruturação e gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos, as inovações direcionadas para a base da pirâmide brasileira são disruptivas de novo mercado e as empresas utilizam múltiplas estratégias de inovação para implementar inovações no mercado brasileiro da base da pirâmide. Os resultados contribuem para ampliar o entendimento sobre os tipos, dimensões e características tanto das inovações quanto das estratégias de inovações empreendidas para atender ao mercado consumidor da baixa renda no contexto brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katarina Chaves Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestre em Administração (PPGA/UFPB). Professora Subsitituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

André Gustavo Carvalho Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Graduação em Engenharia Elátrica. Mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Administração. Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2019-07-04

Cómo citar

Lacerda, K. C., & Machado, A. G. C. (2019). INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220

Número

Sección

Edición Especial - Gestión e Innovación en Latinoamérica