IMPACTOS DA COVID-19 NA RELAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES DE PRODUTOS AGROALIMENTARES: Um olhar a partir da economia de custos de mensuração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7585

Palabras clave:

Assimetria de informação, Seleção Adversa, Distribuição de valor

Resumen

Face às mudanças provocadas pela COVID-19, observam-se problemas relacionados à assimetria de informação na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares. Neste estudo, através de uma discussão bibliográfica, buscou-se compreender como as mudanças causadas pela COVID-19 na distribuição de alimentos podem impactar na relação entre compradores e vendedores de produtos agroalimentares, em especial frutas, legumes e verduras. Observou-se que as restrições na distribuição em supermercados, feiras livres e mercado online dificultam ou impedem a mensuração da qualidade dos produtos por parte dos compradores. Nesse contexto, os compradores têm a sua avaliação limitada a informações que o vendedor passa acerca dos atributos de qualidade, podendo implicar em problemas de apropriação de valor. Conclui-se que as mudanças na distribuição de produtos agroalimentares, ainda que garantam o acesso aos suprimentos, trazem riscos à relação entre compradores e vendedores quando se consideram assimetria de informação e seleção adversa.

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Biografía del autor/a

Mariela Meira Caunetto, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá.  Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM). Maringá, Paraná, Brasil. 

Amanda Ferreira Guimarães, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, com estágio acadêmico internacional na École I'Ingénieurs de Purpan, Toulouse, França. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Paraná, Brasil.

José Paulo de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-doutor em Administração, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM).

Sandra Mara de Alencar Schiavi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar, Pós-Doutora pela Kansas State University - Department of Agricultural Economics. Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM) e em Economia (PCE-UEM).

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Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Meira Caunetto, M., Ferreira Guimarães, A., de Souza, J. P., & de Alencar Schiavi, S. M. (2022). IMPACTOS DA COVID-19 NA RELAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES DE PRODUTOS AGROALIMENTARES: Um olhar a partir da economia de custos de mensuração. Gestão & Regionalidade, 38(115). https://doi.org/10.13037/gr.vol38n115.7585