GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79Resumen
Um dos modelos de gestão utilizado pelas empresas em busca de vantagem competitiva é o de gestão do conhecimento, o qual está estruturado a partir do capital intelectual, um bem intangível e valor de difícil mensuração. As organizações interagindo com o ambiente têm como objetivo absorver informações e transformá-las em conhecimento para formação de suas competências. As comunidades de prática constituem-se num instrumento importante para o desenvolvimento do capital intelectual, e conseqüentemente de suas competências individuais e organizacionais. As comunidades de prática integradas a ferramentas tais como, e-mail, internet, fóruns de discussão, messenger e outras tecnologias de informação promovem a criação e disseminação do conhecimento, e com este o desenvolvimento de competências. As empresas observadas demonstraram nossas suposições sobre a importância das comunidades de prática no processo de aprendizagem organizacional. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Aprendizagem, Conhecimento, Competências, Tecnologia da Informação, Comunidades de Prática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2009-04-24
Cómo citar
Pcchiai, D., Lopes, M. dos S., & Gonçalves de Oliveira, P. S. G. de O. S. (2009). GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA. Gestão & Regionalidade, 23(68). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).