GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79Resumo
Um dos modelos de gestão utilizado pelas empresas em busca de vantagem competitiva é o de gestão do conhecimento, o qual está estruturado a partir do capital intelectual, um bem intangível e valor de difícil mensuração. As organizações interagindo com o ambiente têm como objetivo absorver informações e transformá-las em conhecimento para formação de suas competências. As comunidades de prática constituem-se num instrumento importante para o desenvolvimento do capital intelectual, e conseqüentemente de suas competências individuais e organizacionais. As comunidades de prática integradas a ferramentas tais como, e-mail, internet, fóruns de discussão, messenger e outras tecnologias de informação promovem a criação e disseminação do conhecimento, e com este o desenvolvimento de competências. As empresas observadas demonstraram nossas suposições sobre a importância das comunidades de prática no processo de aprendizagem organizacional. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Aprendizagem, Conhecimento, Competências, Tecnologia da Informação, Comunidades de Prática.Downloads
Publicado
2009-04-24
Como Citar
Pcchiai, D., Lopes, M. dos S., & Gonçalves de Oliveira, P. S. G. de O. S. (2009). GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA. Gestão & Regionalidade, 23(68). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Djair Pcchiai, Meire dos Santos Lopes, Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira Sérgio Gonçalves de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).