A influência das arenas esportivas na criação e sobrevivência de micro e pequenos negócios
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3748Resumo
O futebol é um esporte reconhecido no Brasil como fenômeno cultural e como mobilizador da economia por influenciar diversos segmentos de negócios. Tendo em vista essa característica do esporte, este estudo teve por objetivo identificar a influência das arenas esportivas dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo, na criação e sobrevivência de micro e pequenos negócios em seu entorno. As arenas são: Arena Corinthians, Allianz Park, Estádio Cícero Pompeu de Toledo e Estádio Urbano Caldeira. A pesquisa é qualitativa, exploratória e foram entrevistados dez proprietários de micro e pequenas empresas instaladas no entorno dessas arenas. Após as transcrições das entrevistas, os dados foram categorizados e analisados conforme análise de conteúdo. Os resultados apontam que o entorno das arenas oferece oportunidade para pequenos negócios, há espaço para crescimento por serem considerados locais que acolhem um número significativo de pessoas em situações diversas e o empreendedor é fundamental para sobrevivência dos negócios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Silvia Simoni Orlando, Vania Maria Nassif (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).