NÍVEL TECNOLÓGICO DOS APICULTORES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO CEARÁ E SEUS DETERMINANTES

Autores

  • Diogo Brito Sobreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.3819

Resumo

Este estudo busca mensurar os níveis tecnológicos dos apicultores beneficiários e não beneficiários do PAA – Mel e identificar os principais determinantes socioeconômicos do nível tecnológico dos apicultores no estado do Ceará. Para mensurar o nível tecnológico, utilizou-se a técnica de análise fatorial e para identificar seus determinantes socioeconômicos empregou-se o modelo de regressão logística. Os resultados indicam que o PAA influenciou a adoção de práticas e técnicas recomendadas que determinem diretamente sobre o nível tecnológico de seus beneficiários. Ademais, o nível tecnológico dos apicultores é determinado principalmente por características do apicultor na atividade apícola e que apicultores com mais idade são mais rígidos em relação às mudanças tecnológicas e os mais escolarizados adotam práticas tecnológicas mais adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Brito Sobreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia Agrícola e Recursos Naturais pela Oregon State University e Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Professora Adjunta do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Sobreira, D. B., Khan, A. S., Sousa, E. P. de, & Lima, P. V. P. S. (2019). NÍVEL TECNOLÓGICO DOS APICULTORES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO CEARÁ E SEUS DETERMINANTES. Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.3819