A GESTÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA POLÍTICA PÚBLICA “PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL”
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4387Resumo
No Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria do Meio Ambiente fomenta a gestão ambiental, monitorando também o desempenho dos municípios mediante o Índice de Avaliação Ambiental (IAA). Diante da importância e da escassez de mecanismos desta natureza, este artigo objetivou analisar o PMVA enquanto política pública, avaliando seu direcionamento para a gestão ambiental dos municípios paulistas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando análises bibliográfica e documental. Os resultados estabeleceram um quadro de referência sobre o PMVA, incluindo uma meta-avaliação de seu funcionamento, proporcionando ao gestor público uma visão crítica desta política pública inovadora para o fortalecimento de uma agenda ambiental mínima articulada entre a esfera municipal e estadual. Constatou-se, compatibilidade entre as Diretivas Ambientais do PMVA e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Conclui-se que a pesquisa contribuiu para o avanço das discussões teóricas sobre gestão ambiental municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marina Kolland Dantas, Cláudia Souza Passador (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).