Sistemas Tutores no Domínio da Programação
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol4n1.308Palavras-chave:
Sistemas Tutores Inteligentes, Inteligência Artificial, Ensino por ComputadorResumo
A literatura a respeito do ensino de programação de computadores indica que a dificuldade para o aprendizado da programação de computadores reside no fato de que é preciso conhecer a linguagem e saber como aplicá-la no desenvolvimento de soluções por intermédio do uso do computador. Nos últimos anos, com o aumento da demanda de profissionais de programação, vêm sendo desenvolvidas novas técnicas para o ensino da programação. Neste artigo, é feita uma revisão dos sistemas tutores inteligentes construídos para o ensino da programação de computadores. Na primeira parte, é apresentado um resumo da história do desenvolvimento de sistemas voltados ao ensino por computador. Na segunda parte, são abordados diversos aspectos considerados na construção de sistemas tutores inteligentes para o ensino da programação de computadores. A seguir, são descritos alguns sistemas hoje existentes, com a finalidade de ensinar programação de computadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-30
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.