Planejamento Instrucional do Curso Virtual “Revisão de Física para o Enem”

Autores

  • Newton Flávio Corrêa Molina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Carlos Eduardo Corrêa Molina Universidade Federal de Itajubá.
  • Rogério Melloni

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol12n2.180

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o planejamento instrucional do curso virtual “Revisão de Física para o ENEM”, evidenciando o papel do designer instrucional e outros profissionais, bem como as técnicas, teorias e tecnologias a serem empregadas no planejamento e criação das atividades do curso. Os recursos de design instrucional utilizados foram: mapa de atividades, matriz e storyboard, criados a partir de um checklist para coleta de informações e de
pesquisa bibliográfica. Escolher o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como norteador do curso se deve ao fato de que essa prova tem uma abrangência e importância singular. A modalidade a distância foi escolhida devido ao baixo custo de aplicação e a sua capacidade de alcance em todo território nacional. O trabalho do design instrucional está diretamente ligado ao planejamento e organização, podendo trazer qualidade para o curso, como produto final, economia nos custos para a empresa contratante e economia de tempo para a equipe de planejamento, desenvolvimento e execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Flávio Corrêa Molina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Campus Votuporanga.

Carlos Eduardo Corrêa Molina, Universidade Federal de Itajubá.

Instituto de Engenharia Mecânica.

Rogério Melloni

Instituto de Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos