A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Regina Magna Bonifacio Araújo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Nilzilene Imaculada Lucindo Museu de História Natural e Horto Floresta da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4294

Resumo

O artigo aborda os resultados de pesquisa realizada com licenciandos do 1º período do curso de Pedagogia ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentadas em Libâneo(2010), Gohn(2006), Falcão(2009), Marandino(2008) e Almeida(1997), buscamos identificar se, na visão dos licenciandos, o museu constitui ou pode se constituir um espaço de atuação do Pedagogo e quais seriam as atribuições desse profissional em espaço de educação não formal. Os resultados apontaram que os alunos participantes da visita técnica possuem uma visão clara dos museus como um espaço educativo, sendo esta instituição considerada um espaço de atuação para o Pedagogo; destacaram como ações do Pedagogo no Museu coordenar as atividades educativas; desenvolver atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e dinâmicas; atuar na área pedagógica, elaborando projetos, práticas e pesquisas, dentre outras. Identificamos ainda, na visão dos participantes, a ampliação do conceito de museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Magna Bonifacio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunto III do Departamento de Educação da UFOP, docente do PPGE-UFOP. Pesqusia nas área de formação docente, dormação do Pedagogo e Educação de JOvens e Adultos. Grduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, com Pos-doutoramento pela Universidade de Lisboa.

Nilzilene Imaculada Lucindo, Museu de História Natural e Horto Floresta da Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga do Museu de História Natural da UFMG, Graduada em Pedagoga. Pós-graduada em Gestão de Pessoas com ênfase em Pedagogia Empresarial, Gestão Contemporâmea da Educação Escoalr, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Mestre em Educação pela UFOP.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO