A AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4294Resumen
O artigo aborda os resultados de pesquisa realizada com licenciandos do 1º período do curso de Pedagogia ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentadas em Libâneo(2010), Gohn(2006), Falcão(2009), Marandino(2008) e Almeida(1997), buscamos identificar se, na visão dos licenciandos, o museu constitui ou pode se constituir um espaço de atuação do Pedagogo e quais seriam as atribuições desse profissional em espaço de educação não formal. Os resultados apontaram que os alunos participantes da visita técnica possuem uma visão clara dos museus como um espaço educativo, sendo esta instituição considerada um espaço de atuação para o Pedagogo; destacaram como ações do Pedagogo no Museu coordenar as atividades educativas; desenvolver atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e dinâmicas; atuar na área pedagógica, elaborando projetos, práticas e pesquisas, dentre outras. Identificamos ainda, na visão dos participantes, a ampliação do conceito de museu.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Regina Magna Bonifacio Araújo, Nilzilene Imaculada Lucindo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND