A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE SI MESMO E DA PROFISSÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4829

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as Representações Sociais (RS) de si mesmo e da profissão docente e suas justificativas de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB) de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Essa pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso utilizou como instrumento o Teste de Associação Livre de Palavras, tendo a interpretação por meio da análise de conteúdo. Participaram 20 professores de EF da EB da referida cidade. Concluímos que foi possível representar a profissão docente em duas palavras (trabalho e sustento), o trabalho docente em cinco palavras (ensinar, gratificante, desvalorização, estressante e isolado) e ser professor também em cinco palavras (educador, vocação, profissional, conhecimento e amigo), sendo que das doze palavras, nove foram com conotação positiva e três com conotação negativa. Assim, as RS dos professores estudados sobre a temática são positivas em sua maioria.

 

Palavras-chave: Educação Física. Representação Social. Profissão Docente. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação (UFSM).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física (UEM).

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Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO