DO PROPOSTO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL AO REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6276Resumo
Resumo: Este artigo, excerto de uma pesquisa em andamento, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil - Capes - Código de Financiamento 001) tem por objetivo analisar o que é proposto pela legislação que rege a Educação Infantil a fim de verificar se e como tais propostas foram realizadas no cotidiano de uma escola privada localizada na cidade de São Paulo. Buscamos responder a seguinte pergunta: Qual a postura de uma professora de Educação Infantil diante das crianças de 3 anos de idade? A metodologia, de cunho qualitativo, adotou como procedimento de coleta de dados a observação de situações cotidianas e seus respectivos registros. As observações foram realizadas no decorrer do ano de 2018 por uma aluna que, à época, cursava o sexto semestre do curso de Pedagogia e participava do grupo de iniciação científica. Os resultados apontam que as crianças não têm autonomia de acesso aos materiais, seus corpos ficam inertes aguardando autorização da professora a fim de que o ambiente fique organizado. O período de adaptação foi realizado conforme orientações dos documentos.
Palavras-chave: Educação Infantil. Documentos oficiais. Situações cotidianas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Arielly Stephanie Silva Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND