DO PROPOSTO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL AO REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6276Abstract
Resumo: Este artigo, excerto de uma pesquisa em andamento, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil - Capes - Código de Financiamento 001) tem por objetivo analisar o que é proposto pela legislação que rege a Educação Infantil a fim de verificar se e como tais propostas foram realizadas no cotidiano de uma escola privada localizada na cidade de São Paulo. Buscamos responder a seguinte pergunta: Qual a postura de uma professora de Educação Infantil diante das crianças de 3 anos de idade? A metodologia, de cunho qualitativo, adotou como procedimento de coleta de dados a observação de situações cotidianas e seus respectivos registros. As observações foram realizadas no decorrer do ano de 2018 por uma aluna que, à época, cursava o sexto semestre do curso de Pedagogia e participava do grupo de iniciação científica. Os resultados apontam que as crianças não têm autonomia de acesso aos materiais, seus corpos ficam inertes aguardando autorização da professora a fim de que o ambiente fique organizado. O período de adaptação foi realizado conforme orientações dos documentos.
Palavras-chave: Educação Infantil. Documentos oficiais. Situações cotidianas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Arielly Stephanie Silva Vale
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND