O PNAIC: POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6484Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que tem como temática “O PNAIC: formação continuada para a educação infantil”. Partimos da seguinte problematização: qual a importância de uma formação continuada proposta por um programa de governo no âmbito do Pacto aos professores de Educação Infantil e como esse programa de formação pode contribuir para uma educação de qualidade na pré-escola? O objetivo é apresentar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como um programa de treinamento de professores para efetivar mudanças na qualidade educacional da pré-escola. O PNAIC constitui um conjunto articulado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas, objetivando assegurar à todas as crianças o direito de serem alfabetizadas até os oito anos de idade. É uma política de alfabetização educacional que visa melhorar a aprendizagem, inclui treinamento para professores de alfabetização que trabalham na educação infantil como garantia de uma educação de qualidade. Frente a isso, existe a necessidade de assumirmos uma concepção de formação continuada numa perspectiva crítica, que busque contemplar todas as dimensões humanas e construir a indissociabilidade entre teoria e prática, permitindo que os professores possam ressignificar sua atuação docente, produzindo conhecimentos sobre seu trabalho. Os dados mostram que os documentos analisados em relação a formação continuada no âmbito do PNAIC são passíveis de uma formação técnica e não cumpre de maneira efetiva com o que propõe, uma educação de qualidade para a Educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Laís Leni Lima, Ana Paula Ferreira Trindade Ferreira Trindade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND