O PNAIC: POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6484Resumen
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento que tem como temática “O PNAIC: formação continuada para a educação infantil”. Partimos da seguinte problematização: qual a importância de uma formação continuada proposta por um programa de governo no âmbito do Pacto aos professores de Educação Infantil e como esse programa de formação pode contribuir para uma educação de qualidade na pré-escola? O objetivo é apresentar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como um programa de treinamento de professores para efetivar mudanças na qualidade educacional da pré-escola. O PNAIC constitui um conjunto articulado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas, objetivando assegurar à todas as crianças o direito de serem alfabetizadas até os oito anos de idade. É uma política de alfabetização educacional que visa melhorar a aprendizagem, inclui treinamento para professores de alfabetização que trabalham na educação infantil como garantia de uma educação de qualidade. Frente a isso, existe a necessidade de assumirmos uma concepção de formação continuada numa perspectiva crítica, que busque contemplar todas as dimensões humanas e construir a indissociabilidade entre teoria e prática, permitindo que os professores possam ressignificar sua atuação docente, produzindo conhecimentos sobre seu trabalho. Os dados mostram que os documentos analisados em relação a formação continuada no âmbito do PNAIC são passíveis de uma formação técnica e não cumpre de maneira efetiva com o que propõe, uma educação de qualidade para a Educação infantil.
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Derechos de autor 2020 Laís Leni Lima, Ana Paula Ferreira Trindade Ferreira Trindade
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