A MEDIAÇAO FORMATIVA NA CRECHE: BEBÊS, PROFESSORAS, GESTORAS E PAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6485Resumo
No trabalho docente na creche surge a necessidade de romper com as marcas deixadas pelo assistencialismo decorrente da ideia de que para a educação de bebês e crianças pequenas bastam os cuidados básicos com higiene, repouso e alimentação. Portanto, o objetivo desta pesquisa é observar, descrever e analisar a rotina de uma creche onde uma das autoras deste estudo desenvolve o estágio, de forma a destacar a triangulação formativa entre os bebês, as educadoras-gestoras e os pais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo os procedimentos metodológicos a observação participante e análise de documentos, principalmente de relatórios sobre o desenvolvimento global de oito bebês. Os resultados apontaram para a importância do diálogo formativo entre a estagiária, a professora titular e o corpo gestor, bem como revelaram a opinião dos pais dos bebês sobre seu desenvolvimento nos ambientes além da escola, onde não se tem alcance, apenas através de seus depoimentos.
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Copyright (c) 2020 Edilene Nere Ribeiro, Andrea Abreu Astigarraga, Eunice Andrade de Oliveira Menezes
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