A MEDIAÇAO FORMATIVA NA CRECHE: BEBÊS, PROFESSORAS, GESTORAS E PAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6485

Resumo

No trabalho docente na creche surge a necessidade de romper com as marcas deixadas pelo assistencialismo decorrente da ideia de que para a educação de bebês e crianças pequenas bastam os cuidados básicos com higiene, repouso e alimentação. Portanto, o objetivo desta pesquisa é observar, descrever e analisar a rotina de uma creche onde uma das autoras deste estudo desenvolve o estágio, de forma a destacar a triangulação formativa entre os bebês, as educadoras-gestoras e os pais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo os procedimentos metodológicos a observação participante e análise de documentos, principalmente de relatórios sobre o desenvolvimento global de oito bebês. Os resultados apontaram para a importância do diálogo formativo entre a estagiária, a professora titular e o corpo gestor, bem como revelaram a opinião dos pais dos bebês sobre seu desenvolvimento nos ambientes além da escola, onde não se tem alcance, apenas através de seus depoimentos.

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Biografia do Autor

Edilene Nere Ribeiro, Rede de Ensino Pública Municipal

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do acaráu- UVA. Professora da Rede Pública de Ensino- Sobral, Ceará

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Adjunta na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestre e Doutora em educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA

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Publicado

2020-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO INFANTIL