UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO
Resumo
Esse artigo traça um panorama sobre o tipo de dança apresentada na Educação Infantil (EI) por meio de uma leitura crítica dos documentos curriculares municipais, em vigor entre 2016 a 2017, em cinco capitais brasileiras, a saber: Curitiba, Distrito Federal, Manaus, Salvador e São Paulo. A metodologia da investigação pautou-se em um estudo documental de natureza qualitativa em que o tratamento dos dados permitiu a organização de quadros interpretativos sobre o material coletado. Na discussão desses quadros evidenciou-se as concepções de dança, movimento, criança e currículo que estavam presentes nesses documentos. Embora os documentos selecionados sejam anteriores a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fotografia desse momento histórico de transição revela o que já foi realizado em relação ao ensino da dança para a Educação Infantil e os desafios que as prefeituras e órgãos responsáveis enfrentarão diante das possíveis adaptações a serem realizadas.
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Copyright (c) 2020 Carolina Romano Andrade, Kathya Maria Ayres de Godoy
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