CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O ENSINO REMOTO: UM OLHAR DESDE A EPISTEMOLOGIA FREIRIANA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7784Palavras-chave:
Educação emancipadora, Acolhimento Institucional, Criança, Ensino RemotoResumo
A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas destas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise a emancipação de todos e todas.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
ASSIS, Simone G. FARIAS, Luís O. P. Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional e Familiar. São Paulo: Hucitec, 2013.
BRASIL, Conselho Nacional do Ministério Público. Relatório anual sobre as atividades do Conselho e a situação do Ministério Público no país. Brasília: CNMP, 2019.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 30 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
KOHAN, Walter O. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção política da morte. Revista Arte & Ensaio, p. 123-151, 2017.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: Percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
SANTOS, Boaventura. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SILVA, Marta R. P. da; FASANO, Edson. Crianças e infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, Marta R. P. da; MAFRA, Jason F.(org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020, p. 57-82.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana de Almeida de Moura, Marta Regina Paulo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND