DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7881

Palavras-chave:

gestão demoacrática, participação, aprendizagem coletiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a necessidade de construção de uma gestão escolar democrática, participativa, que exerça a autonomia, embora relativa, que lhe é atribuída. Para tanto, apoia-se na legislação vigente, bem como em estudos de diversos autores que desde a redemocratização do país, e a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, vêm se debruçando sobre esse tema. O texto narra também uma experiência na gestão de uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por fim, apresenta[1]se uma reflexão sobre a relevância da implantação do modelo de gestão democrático[1]participativo em todos os sistemas de ensino.

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Biografia do Autor

Regina Aparecida Berardi Osório, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática e Formação de Professores pela Universidade de Aveiro - Portugal. Professora de Didática nas Licenciaturas de Química e de Computação do IFBA-Campus de Porto Seguro.

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Publicado

2022-05-04