A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8125

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Relações étnico-raciais, Educação

Resumo

O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986),  entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.

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Biografia do Autor

Lizandra Sodré, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCSST), localizada em Imperatriz, Maranhão, Brasil. Especia­lista em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Psicóloga do Serviço de Assistência Estudantil da UFMA (CCSST) - campus Imperatriz. Membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Área de atuação/estudo: Psicologia Escolar, Saúde Mental, Psicologia An­tirracista, Educação Superior. 

Herli de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Norte (UNINORTE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra­ em História Social pela Universidade Severino Sombra. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Adjunto II no Curso de Pedagogia da UFMA - Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCSST).  Professora no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da UFMA - Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCSST), localizada em Imperatriz, Maranhão, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Área de atuação/estudo: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Comunidades quilombolas, Educação Infantil, Educação Superior, Formação docente, Psicologia da Educação.

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Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA