A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES EM PESQUISA-AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8125Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Relações étnico-raciais, EducaçãoResumo
O presente artigo visa apresentar as contribuições da pesquisa-ação na Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Superior. A pesquisa-ação caracteriza-se por ser uma pesquisa em ação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A partir da apresentação das características e fundamentos da pesquisa-ação, busca-se refletir sobre suas possibilidades como prática investigativa no âmbito do combate ao racismo no contexto universitário. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da revisão bibliográfica, com destaque para os estudos de René Barbier (2007), Thiollent (1986), entre outros. Identificou-se que a pesquisa-ação enquanto metodologia de caráter colaborativo e interventivo na realidade investigada busca incitar reflexões que conduzem a mudanças efetivas na prática. Desse modo, apresenta-se como uma estratégia necessária à área educacional, pois permite o aprofundamento na temática das relações étnico-raciais e o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade étnico-racial na universidade.
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