BNCC, EDUCAÇÃO DOMICILIAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8594Palavras-chave:
Inclusão escolar, Políticas públicas, BNCC, Homeschooling, Reforma do Ensino MédioResumo
O cenário educacional brasileiro vem sofrendo muitas transformações, difundidas intencionalmente por meio de um discurso mercadológico que visa transmitir a ideia de que tais mudanças caminham na direção de reformas progressistas. Como professores e pesquisadores, temos percebido que, na realidade, essas propostas são retrógradas e vêm provocando verdadeiro desmonte das políticas públicas educacionais e, em decorrência, das conquistas alcançadas ao longo das últimas duas décadas no país. O objetivo deste texto é analisar o impacto negativo que três dessas propostas exercem sobre a inclusão escolar e revelar a ideologia nelas contidas. Como resultados, destacamos a exclusão causada pela tentativa de homogeneização da aprendizagem almejada pela BNCC, a violação do direito inalienável ao acesso à educação escolar resultante do ensino domiciliar (homeschooling), e a falsa autonomia dos estudantes e esvaziamento do Ensino Médio, diante de sua atual reforma.
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