BNCC, EDUCAÇÃO DOMICILIAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8594

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Políticas públicas, BNCC, Homeschooling, Reforma do Ensino Médio

Resumo

O cenário educacional brasileiro vem sofrendo muitas transformações, difundidas intencionalmente por meio de um discurso mercadológico que visa transmitir a ideia de que tais mudanças caminham na direção de reformas progressistas. Como professores e pesquisadores, temos percebido que, na realidade, essas propostas são retrógradas e vêm provocando verdadeiro desmonte das políticas públicas educacionais e, em decorrência, das conquistas alcançadas ao longo das últimas duas décadas no país. O objetivo deste texto é analisar o impacto negativo que três dessas propostas exercem sobre a inclusão escolar e revelar a ideologia nelas contidas. Como resultados, destacamos a exclusão causada pela tentativa de homogeneização da aprendizagem almejada pela BNCC, a violação do direito inalienável ao acesso à educação escolar resultante do ensino domiciliar (homeschooling), e a falsa autonomia dos estudantes e esvaziamento do Ensino Médio, diante de sua atual reforma.

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Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da mesma instituição. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI / UFMS) e participa como pesquisador, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde concluíu o Doutorado em Educação em 2019.

Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença - LEPED

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre e doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais, pela mesma instituição. Como pesquisadora, está vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças - Leped (desde 2006) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão da UFMS - Campus Três Lagoas, desde 2020. Pertence, ainda, ao grupo Todos Nós em Rede (TNR); uma rede inédita para a formação continuada de professores em educação inclusiva https://tnr.nied.unicamp.br/. Tem experiência profissional nas áreas da inclusão escolar, educação Infantil e formação de professores para educação inclusiva. No campo da pesquisa dedica-se ao estudo da educação inclusiva; filosofia da diferença, atendimento educacional especializado (AEE).

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO