BNCC, HOMESCHOOLING AND HIGH SCHOOL REFORM:

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8594

Keywords:

Inclusão escolar, Políticas públicas, BNCC, Homeschooling, Reforma do Ensino Médio

Abstract

The Brazilian educational scenario has undergone many transformations, intentionally disseminated through a marketing discourse that aims to convey the idea that such changes are moving towards progressive reforms. As teachers and researchers, we have realized that, in fact, these proposals are retrograde and have been causing a real dismantling of public educational policies and, as a result, the achievements over the last two decades in the country. The aim of this text is to analyze the negative impact that three of these proposals have on school inclusion and reveal the ideology contained therein. As results, we highlight the exclusion caused by the attempt to homogenize the learning desired by the BNCC, the violation of the inalienable right to access to school education resulting from homeschooling and the false autonomy of students and evasion of high school, in the face of its current reform.

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Author Biographies

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e presidente da Comissão Multidisciplinar Permanente de Acessibilidade da mesma instituição. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI / UFMS) e participa como pesquisador, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde concluíu o Doutorado em Educação em 2019.

Maria Isabel Sampaio Dias Baptista, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença - LEPED

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre e doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais, pela mesma instituição. Como pesquisadora, está vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças - Leped (desde 2006) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão da UFMS - Campus Três Lagoas, desde 2020. Pertence, ainda, ao grupo Todos Nós em Rede (TNR); uma rede inédita para a formação continuada de professores em educação inclusiva https://tnr.nied.unicamp.br/. Tem experiência profissional nas áreas da inclusão escolar, educação Infantil e formação de professores para educação inclusiva. No campo da pesquisa dedica-se ao estudo da educação inclusiva; filosofia da diferença, atendimento educacional especializado (AEE).

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Published

2022-10-27

Issue

Section

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO