BNCC E MULTILETRAMENTOS: CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8770

Palavras-chave:

Multiletramento, BNCC, Novo Ensino Médio

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação BNCC e Multiletramentos na perspectiva dos campos de atuação social e práticas de linguagem no Ensino Médio. Por meio de uma revisão bibliográfica e documental, a pesquisa tem como objetivo discutir os componentes ‘atuação social’ e ‘práticas de linguagem’, trazidos pela BNCC para estudantes da etapa final da educação básica; além de vislumbrar as novas produções multissemióticas inerentes à cultura digital, às juventudes e à sociedade contemporânea. A partir dos apontamentos e reflexões, pretende-se contribuir para ampliar compreensões sobre a importância desses construtos e sua
articulação com os multiletramentos em sala de aula.

Palavras-Chave: Multiletramentos; BNCC; Ensino Médio

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Biografia do Autor

Adalberto Vitor Raiol Pinheiro, UNIP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenador e Professor do curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP), campus de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS