A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA INFANTIL E O USO DE LIVRO DIGITAL: O que dizem os estudos
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8911Palavras-chave:
Mediação pedagógica, Livro digital, Literatura infantilResumo
Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de analisar estudos que tratam da mediação de leitura e o uso do livro digital. Trata-se de um estudo bibliográfico situado no período entre 2018 a 2020 que considerou os seguintes descritores: livro digital, mediação de leitura e literatura infantil. Para essa seleção de trabalhos, buscamos identificar objetivos, fundamentação teórica, percurso metodológico e os principais resultados encontrados. Com a análise das pesquisas publicadas, constatamos a necessidade de expandir os estudos sobre a leitura literária, a mediação de leitura e o uso de livro digital. Além disso, ficou evidenciado a necessidade de formação de novas práticas de leitura com a inserção de recursos tecnológicos no campo da educação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Y.L.A. Ressignificando a prática leitora na escola. 160 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais, 2018.
CADERMATORI, L. O que é literatura infantil? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção primeiros passos, 163).
CADERMATORI, L. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Livraria duas cidades. 1995.
COELHO, N.N. Literatura Infantil: Teoria Análise Didática. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set./dez. 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 9. reimpr. São Paulo: Contexto, 2019.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário.1. ed. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2020.
LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: Pucpress, 2017.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção primeiros passos; 74).
MESSIAS, L.C.S. Práticas de leitura e mediação na plataforma digital Skoob. 191 f. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2019.
OLIVEIRA, S.C.S. É hora da história: oficinas de leitura no desenvolvimento das competências leitoras das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 154 f. 2018. Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.
PEREIRA, P.C.D. Hiperconto no Ensino de língua Portuguesa: pop ups como forma de mediação de leitura literária. 121 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais, 2019.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA E. (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M.; MACHADO, M. Z. V. (Orgs). A escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: Penso, 1998.
TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução: Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
ZOTTESSO, D.F. Leitura na escola e na vida: a leitura-fruição como uma possibilidade na formação do leitor literário. 118 f. 2020. Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Cascavel, Paraná, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvana de Carvalho Arantes Loutfi, Maria de Fátima Ramos de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND