Perfil de Pacientes Portadores de Neoplasia Maligna com Acometimento no Sistema Nervoso
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1564Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
INTRODUÇÃO: As neoplasias são um crescimento celular anormal, que invade os tecidos podendo originar metástases para qualquer órgão, incluindo o sistema nervoso. OBJETIVOS: Correlacionar a localização entre neoplasia maligna e metástases com acometimento no sistema nervoso (SN). MÉTODOS: A amostra foi composta por 40 indivíduos de ambos os gêneros, maiores de 18 anos, portadores de neoplasia maligna que resultou em acometimento do sistema nervoso. Os dados foram obtidos através do levantamento dos prontuários médicos, exames radiológicos e patológicos. RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram que a maior parte da amostra foi composta por homens (55%) maiores de 69 anos (30%) residentes em zona urbana (82,5 %). O local da neoplasia primária que freqüentemente acometeu o SN foi cabeça e pescoço (20%), seguido por pulmão (15%), mama (12,5%) e sistema nervoso central (12,5 %). O sintoma sistêmico mais comumente referido foi cefaléia (37,5%), seguido de náuseas (25%) e vômitos (20,8%). As alterações neurológicas encontradas com maior frequência foram parestesia (41,6%), dor (37,4%), paresia em membros inferiores (33,3%) e distúrbios da marcha (20,3%). CONCLUSÕES: Os pacientes portadores de neoplasia maligna primária de cabeça e pescoço apresentaram maiores índices de acometimento no SN expressando alterações sistêmicas e neurológicas de elevada importância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).