UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE RURAL DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2303Palavras-chave:
PsicologiaResumo
Introdução: O morador do meio rural necessita de um corpo forte para trabalhar. As condições objetivas de vida determinam as representações sociais de saúde. Objetivos: Percebeu-se a necessidade de analisar as representações sociais de saúde no meio rural em um município de Mato Grosso do Sul, por se tratar de um número considerável de pessoas morando nessa região e com características específicas. Materiais e métodos: A pesquisa utilizou o método qualitativo e foi realizada em uma sala, definida previamente, da ESF Rural e reservada para tal fim, em um município de Mato Grosso do Sul. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi entrevista semiestruturada, com questões que pudessem remeter às representações sociais dos usuários da ESF com relação à saúde, além de itens referentes a dados sociodemográficos. A coleta de dados foi realizada com 15 mulheres e 4 homens. Os participantesdo sexo masculino e feminino tinham idade entre 20 e 40 anos. O material foi lido para identificar os temas que surgiram em cada questão. As categorias, que foram assinaladas como temas, surgiram a partir das verbalizações dos sujeitos participantes dessa pesquisa. Resultados: As categorias referentesàs representações sociais de saúde apareceram como “tudo”, “bem-estar” e “não sentir dor”, associadas à alimentação, de forma dicotômica e associadas a um corpo forte para trabalhar. Conclusão: Ao se ter conhecimento do que é pensado, nota-se uma facilidade em alcançar resultados a partir de alguma proposta de trabalho em comunidades rurais, além do conhecimento social e econômico da população pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).